Home | Dicas | Último museu antes da América.

Último museu antes da América.

Sábado, dia 27 de janeiro de 2023.

O Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História foi inaugurado, no passado sábado, dia 20 de janeiro, pela presidente da Câmara Municipal daquele concelho, Rute Silva, na presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) – Algarve, José Apolinário, do presidente da Assembleia Municipal, vereadores do município, presidentes das Juntas de Freguesia, entidades regionais e locais.

O Museu de Vila do Bispo resulta da reabilitação dos antigos celeiros de Vila do Bispo – EPAC, cujo edifício se estava a degradar e que é agora transformado num equipamento público de ação cultural, onde é dado a conhecer ao visitante o património cultural e natural do concelho. A obra, que representou um investimento superior a 2 milhões e 900 mil euros, é financiada em 1 milhão e 981 mil euros pelo Programa CRESC ALGARVE 2020.

Preservando a arquitetura pré-existente, este novo espaço museológico inclui uma narrativa expositiva/interpretativa acerca da herança coletiva do concelho, desde a sua fundação geológica aos paleontológicos icnofósseis de dinossauros, aos mais remotos vestígios culturais de presença humana identificados pela Arqueologia, passando pela História e pelos seus acontecimentos e personagens, pela Arqueologia Subaquática dos naufrágios e das batalhas navais, pela riqueza e singularidade da Biodiversidade Local e pela memória etnográfica das “Gentes do Cabo” e da sua mística finisterra de mar feita.

Além de um percurso museológico e de um serviço educativo, o equipamento dispõe de um auditório, um centro de documentação, loja, cafetaria e esplanada. Sede de investigação, conservação, valorização e divulgação do riquíssimo e diversificado Património Local, o Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História assume-se como um projeto participativo e inclusivo.

Horário de abertura do museu a partir de 1 de fevereiro de 2024 diariamente das 10h00 às 18h00, encerrado às segundas-feiras

Uwe Heitkamp (64)

jornalista de televisão formado, autor de livros e botânico por hobby, pai de dois filhos adultos, conhece Portugal há 30 anos, fundador da ECO123.
Traduções: Dina Adão, John Elliot, Rudolfo Martins, Kathleen Becker, Patrícia Lara
Photos:Uwe Heitkamp

Check Also

Ajudar cães e gatos?

Sábado, dia 24 de fevereiro de 2024. Dada a atual situação, adiamos para a próxima …