Sábado, Outubro 19, 2019
pt-ptende
Inicio | Media | O Planeta saqueado
O Planeta saqueado

O Planeta saqueado

Hoje não há tempo para telenovelas.

Se está a tentar descobrir o segredo da Rainha Vermelha,  então vai encontrar ajuda aqui. Em sete capítulos, Ugo Bardi conta-nos verdadeiras histórias de aventura sobre os recursos naturais do nosso planeta. A linguagem é clara e a escrita empolgante e informativa até à última página. O autor contou com o apoio de 16 colegas seus, especialistas em várias áreas científicas. Sabe dizer quanto cobre ainda existe na crosta terrestre, à espera de extraído? Eu certamente que não. E o que irá acontecer quando, brevemente, todo o cobre acabar? Isso não se lê em nenhum jornal. Nem vem na televisão. E como é que vamos substituir o fósforo? Talvez pudéssemos renunciar, por enquanto, ao ouro e ao carvão. Afinal, é suposto a temperatura aumentar. Mas provavelmente teremos de continuar a queimar petróleo e gás natural durante mais algum tempo. E o que farão os nossos agricultores industriais quando, daqui a 40 anos, se esgotar o fósforo? O que NÓS, os nove biliões de lemingues, iremos comer? Acabaremos como os coelhos no mato australiano?

Este livro é como a própria extração de minério, seja estanho, zinco, cobre, ferro, carvão, crude – o químico Ugo Bardi, de Florença, cava um buraco bem fundo e traz os factos da escuridão para a luz. No seu livro de 360 páginas “O Planeta saqueado”, erguemos os factos à luz e descobrimos um diamante.  O livro técnico é linguisticamente brilhante e colorido em todas as suas facetas. E no final ficamos a saber finalmente quem é a Rainha Vermelha e o que nos reserva o futuro. De qualquer modo, você já deverá ter lido o livro antes de pôr a colher de lado.

la-terra-svuotataUgo Bardi
O Planeta saqueado – Um relato do Clube de Roma O futuro do homem na época da escassez de recursos
360 Páginas, edição alemã: Oekom Verlag München ISBN 978-3-86581-410-4 • Preço: € 22,95

Edição original italiana da Editori Reuniti
La Terra svuotata
Il futuro dell’uomo dopo l’esaurimento dei minerali
295 Páginas, ISBN13: 9788864730677 • Preço € 13,60

About the author

Uwe Heitkamp, 53 anos, jornalista e realizador, vive 25 anos em Monchique, Portugal. Adore caminhadas na montanha e natação nas ribeiras e barragens. Escreve e conte histórias sobre os humanos em relação com a ecologia e a economia. Pense que ambas devem ser entendido em conjunto. O seu actual filme “Herdeiros da Revolução” conta durante 60 minutos a história de uma longa caminhada, que atravessa Portugal. Dez protagonistas desenham um relatório da sua vida na serra e no interior do país. O filme mostra profundas impressões entre a beleza da natureza e a vida humana. Qual será o caminho para o futuro de Portugal? (Assine já o ECO123 e receberá o filme na Mediateca)

Check Also

Catálise

O filme documentário idealizado e realizado por Patrícia Santos dá a conhecer alguns dos projectos-piloto …

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.