Sábado, Julho 22, 2017
pt-ptende
Inicio | Media | Planeta Oceano
Planet Ocean, Yann Arthus-Bertrand

Planeta Oceano

A obra do fotógrafo, repórter, cineasta e ecologista Yann Arthus-Bertrand (nascido em Paris em 1946) é marcada pela sua assombrosa beleza visual e pela importância da sua mensagem ambientalista. Isto revela-se nas suas fotografias (publicadas na National Geographic, Paris Match e GEO) e nos seus filmes (‘Home – O Mundo é a Nossa Casa’(1)), como também em projectos multidisciplinares, destacando-se, neste caso, ‘7 mil milhões de outros’(2) .

Apoiado pela Fundação Good Planet (3), o multipremiado documentário ‘Planeta Oceano’ enquadra-se perfeitamente no âmbito da sua obra, mesmo que desenvolvido em parceria com Michael Pitiot. Filme visualmente espantoso, no seu desenrolar faz uma análise factual e objectiva, por vezes inevitavelmente assustadora, da condição actual dos nossos oceanos e das principais ameaças à preservação dos seus ecossistemas. É um equilíbrio difícil para um filme – tanto poderá desagradar a quem não aprecie o lado mais activista da obra, como ser criticado por outros que considerem a mensagem um pouco atenuada pela beleza dos cenários naturais. Inegável é que ‘Planeta Oceano’ não deixa ninguém indiferente.

Há pontos adicionais de interesse. Esta obra está integralmente disponível, e com legendagem em múltiplos idiomas, na internet(4). Mas também é possível descarregar uma app para telemóvel gratuita, da autoria da Fundação Good Planet, com muita informação sobre os oceanos e as espécies que neles habitam. Nesta última, apesar dos seus conteúdos (ainda) serem só em francês, existe um feed de notícias muito rico com conteúdos em inglês e é possível visionar muitos e interessantes vídeos ligados ao filme.

Planet Ocean
www.yannarthusbertrand.org/en/films-tv/planet-ocean
2012 • 94 min. • Documentário
Realização: Yann Arthus-Bertrand, Michael Pitiot
Facebok: PlanetOceanTheFilm

Vasco Trindade

Check Also

Algarve Mediterrânico

Algarve Mediterrânico

“Algarve Mediterrânico” é uma fascinante experiência de descoberta do Algarve e uma obra que se …

Deixar uma resposta