Home | Mobilidade | Semana Europeia da Mobilidade
Semana Europeia da Mobilidade

Semana Europeia da Mobilidade

Sendo a mobilidade o tema da terceira edição da ECO123, não poderíamos deixar de nos associar a um acontecimento como este. “Ar limpo – Está nas tuas mãos!” é o tema da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de Setembro em mais de 1000 cidades, paralelamente à 14ª edição do Dia Europeu Sem Carros.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa anual sobre mobilidade urbana sustentável organizada pela Comissão Europeia. Tem o objectivo de incentivar autoridades locais de toda a Europa a apresentarem e promoverem medidas de transporte sustentável e convidarem os cidadãos a experimentar alternativas ao uso do carro.

Em Lisboa, entre os vários acontecimentos a realizar durante a semana, destacam-se a exposição “Uma mobilidade para o século XXI” no Torreão Nascente da Praça do Comércio, o “Encontro sobre a Qualidade do Ar – Zonas ZER” e a corrida nocturna MEO Urban Trail.

Nos dias 21 e 22 de Setembro, Lisboa é o que acontece na rua, com música, estacionamento de bicicletas, um test drive de veículos eléctricos, um Rally Papper, uma descida de Skate, e um traçado livre de carros entre o Campo Grande e a Praça do Comércio.

Sábado, dia 21 acontece também o já tradicional passeio “Duas Margens, Duas Rodas” que unirá Lisboa a Almada, onde se centram grande parte das actividades comemorativas desta data. Aqui existirão ateliers para aprender a andar de bicicleta, concertos, animações de rua, actividades desportivas, insufláveis, check-ups de saúde gratuitos, passeios, jogos tradicionais, o “Espaço Mobilidade”, workshops de alimentação saudável, as conhecidas “Viagens a Troco de Lixo”, um colorido mercado de rua e tasquinhas com petiscos e comidas do mundo.

Mas a semana não se resume a estas duas cidades, já que Évora, Funchal, Póvoa do Varzim, Coruche, Matosinhos, Loulé, Quarteira e Setúbal são outras das cidades aderentes.

About the author

Hugo Filipe Lopes:Licenciatura em Sociologia, Pós-Graduação em Nutrição Clínica pela Faculdade Egas Moniz. Colaborador de várias publicações online, formador e terapeuta alimentar. Menções honrosas nos concursos da Casa da Imprensa e Lisboa à Letra.

Check Also

Nº 119 – Que problemas enfrentam as ligações ferroviárias europeias?
Segunda Parte

Sábado dia, 25 de Dezembro de 2021. Apesar da ferrovia representar uma alternativa ecológica às …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.