Home | Short Stories | Nº 56 – Era uma vez…

Nº 56 – Era uma vez…

Sábado, 10 de Outubro de 2020

… um belo vale, de nome difícil de pronunciar, Esgravatadouro, e pelo qual corria um ribeiro. Este dava de beber a muitas árvores e plantas que cresciam na terra fértil ao seu redor. Em 2018, um incêndio devastador roubou a vida a mais de 80% dessas árvores e arbustos: alfarrobeiras, pinheiros-mansos, cedros, zimbros e muitas mais, milhares de espécies diferentes.

Algumas conseguiram sobreviver. A Natureza é assim mesmo, guarda no solo as sementes e as raízes para fazer renascer a paisagem na primavera seguinte. A ECO123 decidiu reflorestar esse vale, plantando 1.001 novas árvores de inúmeras espécies. Motivados pela ideia de diversidade que iríamos criar, começámos a limpar o vale, retirando os troncos queimados. Devido ao difícil acesso, foram necessários muitos meses para carregar os restos queimados até ao local onde estava instalado o triturador de madeiras.

Depois, contratámos um topógrafo, para fazer um levantamento detalhado, e podermos planear novos socalcos e caminhos, que iriam também contribuir para reter a água no solo. A mina foi ligada a um tanque e construída uma cisterna. A terra e as raízes das árvores e dos arbustos precisam de água para viver. Dar vida a este projeto de replantação de uma floresta que prima pela diversidade é um desafio para nós. Hoje, sábado, dia 10 de outubro, é o primeiro dia de porta aberta e convidamo-lo a vir visitar o Esgravatadouro.

Hoje é também a data em que se inicia o www.umundu.org, uma iniciativa dedicada às possibilidades de transformar a nossa sociedade em algo mais sustentável. Durante a semana do festival UMUNDU acontecem muitos eventos interessantes. Participam, por exemplo, a cooperativa fornecedora de energia COOPÉRNICO, a MINGA, a HERDADE FREIXO DO MEIO e a ZERO, a par de muitas outras instituições. Alguns eventos são online, mas também há eventos presenciais, em ambiente fechado ou ao ar livre.

A apresentação do novo Jardim Botânico das Caldas de Monchique (Esgravatadouro) faz parte do programa como evento local. A apresentação do projeto está agendada para as 14 horas e encontra-se limitada a dez participantes, mas ainda existem vagas. Todos que estejam interessados em conhecer melhor este projeto ESGRAVATADOURO, Cooperativa do Ambiente CRL, são muito bem-vindos. Inscreva-se em: info@eco123.info, https://www.umundu.pt/programa/ ou através do 926 600 099.

Uwe Heitkamp (60)

jornalista de televisão formado, autor de livros e botânico por hobby, pai de dois filhos adultos, vive em Monchique Portugal há 30 anos, fundador da ECO123.
Traduções: Dina Adão, John Elliot, Kathleen Becker

Check Also

Nº 57 – Acredita Montepio?

Sábado, 17 de Outubro de 2020 Há temas que são bem mais importantes do que …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.