Home | Short Stories | Nº 59 – Vigilância … Rastreamento … Controlo …

Nº 59 – Vigilância … Rastreamento … Controlo …

Sábado, 31 de Outubro de 2020

Que bom que é viver fora das cidades … Segundo um estudo do website científico Comparitech*, a maioria das cidades com mais vigilância do mundo estão localizadas na China. Esse país tem sido manchete pela sua vasta utilização de tecnologia de vigilância, tendo uma posição de destaque no ranking das 150 cidades mais populosas do mundo, excluindo aquelas para as quais os dados disponíveis eram insuficientes.

A cidade chinesa de Taiyuan, localizada na província de Shanxi 300 milhas a sudoeste de Pequim, lidera a lista com 120 câmaras públicas de CCTV por cada 1.000 habitantes. A cidade não-chinesa mais alta no ranking é Londres, conhecida pela sua rigorosa vigilância dos espaços públicos, com 67 câmaras por 1.000 habitantes, sendo Los Angeles a cidade americana mais alta no ranking com 6 câmaras por 1.000 habitantes.

Mundialmente, a tecnologia de CCTV é controversa, com os seus defensores a divulgarem os seus benefícios no combate ao crime e os seus opositores a serem cautelosos quanto ao potencial da videovigilância como instrumento de controlo estatal da população e por violar os direitos de privacidade. Os autores do inquérito afirmaram ter encontrado pouca correlação entre baixas taxas de criminalidade ou uma maior sensação de segurança e a videovigilância nas cidades investigadas.

 

* https://www.comparitech.com/vpn-privacy/the-worlds-most-surveilled-cities/

Uwe Heitkamp (60)

jornalista de televisão formado, autor de livros e botânico por hobby, pai de dois filhos adultos, conhece Portugal há 30 anos, fundador da ECO123.
Traduções: Dina Adão, John Elliot, Kathleen Becker

Fotos:dpa, statista

Check Also

Nº 71 – Pizza-To-Go…

Sábado, 23 de Janeiro de 2021 Ao sairmos de Vila do Bispo em direção a …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.