Home | Short Stories | Nº 87 – Caminhadas em Portugal

Nº 87 – Caminhadas em Portugal

Sábado, dia 15 de maio de 2021

Viagens amigas do ambiente beneficiam todos. Para muitos, finalmente é possível agora planear a próxima viagem. Que tal uma caminhada de longo curso para conhecer melhor a paisagem natural e cultural de Portugal? Não é necessário prescindir de viajar para manter um valor baixo de emissões de CO2. A ECO123 propõe que as viagens sejam amigas do clima, ou seja de comboio, autocarro, bicicleta e a pé. A Via-Algarviana (300 km), o caminho dos pescadores da Rota Vicentina (223 km) e a Grande Rota Vale do Côa (220 km) são três caminhadas de longo curso das muitas ofertas que há para programas de viagem amigos do clima: sete dias, duas semanas ou durações mais longas. O objetivo é viajar com tempo.

 

A ECO123 tem muitos anos de experiência na organização de caminhadas amigas do clima. Recomendamos a deslocação a partir de casa com o comboio ou o autocarro, as duas opções com menos impacto ambiental. Uma vez por ano, esta revista oferece aos seus leitores e leitoras a possibilidade de participar com um pequeno grupo numa caminhada de longo curso, também em 2022. Veja como é maravilhoso fazer caminhadas em www.via-algarviana.com e em www.eco123.info.

Quem preferira caminhar a sós poderá documentar-se, visualizando os filmes disponíveis na box, planear o percurso e fazer as reservas individualmente. Se gosta de caminhar, informe-se agora das muitas alternativas existentes em Portugal. Poderá, por exemplo, começar pela Via Algarviana, em Alcoutim, junto à fronteira espanhola. Ir percorrendo o interior do Algarve, pernoitando em pequenos albergues com comida caseira, e chegar ao cabo mais a Sudoeste da Europa, após 14 etapas. Se pretender mais informações sobre a participação nesta caminhada de longo curso em 2022, com guia, contacte-nos através do email: editor@eco123.info. As caminhadas contemplam grupos entre seis a oito pessoas.

———————————————————————————————————-

 

Filmes:

Grande Rota Vicentina

https://www.youtube.com/embed/xnabsip_w88?rel=0&wmode=transparent&enablejsapi=1&controls=0&showinfo=0&loop=0&playlist=xnabsip_w88

Partida da estação de Lagos

Grande Rota Via Algarviana

https://vimeo.com/64428624

Partida da estação de Faro / V.R.St° António

VIA ALGARVIANA – English – 6 minutes from Paulo Margalho on Vimeo.

 

 

Grande Rota Vale do Côa

https://vimeo.com/202212511

Partida da estação da Guarda

The Coa Valley – O Vale do Coa from Joao Romba on Vimeo.

 

Uwe Heitkamp (60)

jornalista de televisão formado, autor de livros e botânico por hobby, pai de dois filhos adultos, conhece Portugal há 30 anos, fundador da ECO123.
Traduções: Dina Adão, Tim Coombs, João Medronho, Kathleen Becker
Fotos: via-algarviana

Check Also

Nº 91 – A minha viagem pelo mundo –
Dez passos para a neutralidade climática
Terceiro passo – Tudo tem o seu preço. Tudo, mesmo?

Sábado, dia 12 de junho de 2021 A democracia em Portugal não veio do nada. …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.