Home | Notícias | Maternidade da Ostra Portuguesa
Márcia Santos + Maurício Namora, Ostra Portuguesa

Maternidade da Ostra Portuguesa

A ostra portuguesa é a mais apreciada pelos franceses, os maiores consumidores europeus desta especialidade gastronómica. Mas, porque o seu desenvolvimento é ligeiramente mais lento e menor do que o das rivais, estamos a receber de França ostras-bebé asiáticas, a criá-las na costa algarvia, onde o seu desenvolvimento é mais rápido, e a enviá-las de volta à origem, para consumo. E as nossas vão desaparecendo aos poucos, nos três bancos existentes.

A lisboeta Márcia Santos e o madeirense Maurício Namora, enquanto alunos de Biologia Marinha na Universidade do Algarve, decidiram inverter esta situação, desenvolvendo o projeto «maternidade da ostra algarvia», já premiado. Mais do que um projeto científico, a ideia destes dois investigadores centra-se no plano económico, adaptando à nossa ostra as práticas de reprodução em laboratório aplicadas às asiáticas, até na vizinha Espanha. Contudo, segundo eles, contribuirá para a recuperação da ostra portuguesa.

“O nosso objetivo não é substituir as ostras existentes no mercado, mas criar um produto complementar, gourmet, com um preço mais elevado”, confidenciaram estes dois jovens, que estão a preparar um estudo económico, a fim de interessar investidores e conseguir os milhões necessários para iniciar a operação.

A ECO123 não poderia deixar de abordar a vertente ambiental, mas os nossos interlocutores, que se dizem ecologistas, foram unânimes: “Na moluscicultura, o cultivo é efetuado em extensão; só temos de respeitar a capacidade de carga do ambiente, para evitar que retirem demasiado alimento, prejudicando outras espécies. E os moluscos, exceto na maternidade, só comem o que está na água; as nossas águas são muito ricas e as ostras conseguem extrair facilmente todo o alimento de que necessitam. E torna-se impossível alimentá-los artificialmente, porque se alimentam por filtração”.

About the author

José Garrancho, natural de Sines, residente em Portimão, 63 anos, casado, 1 filho. Diretor de Hotel reformado, formador, jornalista e fotógrafo.

Check Also

Depois das eleições é sempre antes das eleições

Sábado, dia 16 de março de 2024. O soberano pronunciou-se. É assim numa Democracia. O …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.