Sábado, Julho 22, 2017
pt-ptende
Inicio | Media | Algarve Mediterrânico
Algarve Mediterrânico

Algarve Mediterrânico

“Algarve Mediterrânico” é uma fascinante experiência de descoberta do Algarve e uma obra que se saboreia com prazer e intensidade. Ao longo das suas 320 páginas, o leitor é convidado a (re)descobrir a imensa riqueza da tradição mediterrânica da região, através dos seus belíssimos textos, fotografias esplendorosas e sugestões de cozinha contemporânea. E destacam-se estas três vertentes porque, tendo partido de um trabalho de décadas pela investigadora Maria Manuel Valagão, chegou à sua forma final com o envolvimento do fotógrafo Vasco Célio(1) e do chef Bertílio Gomes(2).

À ECO123, Maria Valagão refere que este livro foca a Dieta Mediterrânica algarvia, mas não num sentido meramente gastronómico, dado que o conceito de dieta compreende algo muito mais vasto, “um estilo de vida”. Ou seja, mais do que apenas abordar os produtos alimentares algarvios, e sua produção e transformação, “Algarve Mediterrânico” faz a ligação entre estes e os costumes ancestrais da região, a sua geografia, o seu artesanato, as suas pessoas. Como tal, ao longo da obra, tanto encontramos capítulos dedicados aos produtos hortícolas, peixes e moluscos, como aos temperos, pão e petiscos. Mas sempre conjugados com as casas algarvias, e os seus pátios e cozinhas, com a natureza e a paisagem, com os objectos de artesanado, utensílios e decorações, e com as pessoas.

O livro reflecte ainda o respeito de Maria Valagão face aos ciclos naturais de produção de alimentos. Isso orientou o próprio desenvolvimento da obra: todos as fotografias foram realizadas, e cada receita desenvolvida, ao longo do ano, utilizando os produtos alimentares habituais de cada época. E isto é algo que transparece ao longo da leitura de “Algarve Mediterrânico” – é um produto amadurecido até à perfeição, em que tudo denota uma escolha paciente e tranquila.

Equipa_Maria_Valagao
Vasco Célio, Maria M. Valagão e Bertílio Gomes

Mas esta obra não se esgota na vasta recolha e pesquisa de Maria Valagão, nem no mero estudo do passado. Como é habitual na sua obra, a investigadora aponta sempre caminhos de inovação e descoberta. E aqui destacam-se as apelativas propostas de cozinha contemporânea desenvolvidas por Bertílio Gomes, utilizando sempre produtos da região e associados à dieta mediterrânica.

Este é um trabalho cheio de descobertas que surpreendem e encantam. É comum que os naturais do Algarve aqui encontrem ou revivam partes da sua herança ancestral, redescobrindo termos e costumes que já haviam esquecido, por já não integrarem as suas rotinas de vida. E aqui destaca-se o delicioso glossário presente na obra, recheado de palavras que o desuso ameaçava remeter para o esquecimento. Mas para os que não têm uma ligação profunda com a região, esta obra constitui um magnífico roteiro de descoberta de saberes antigos que, felizmente, ainda se praticam. Maria Valagão refere que é “essencial esta transmissão e partilha de conhecimento”, não só para preservar, mas principalmente para levar os leitores a novas experiências e descobertas que acabam por se tornar parte das suas vidas.

A edição é luxuosa, sendo que a grande qualidade do design e produção da obra reflectem o carinho, tempo e mérito que os seus autores nela investiram. A versão inglesa tem uma tradução e revisão primorosas. Uma obra imprescindível.

A autora:
Maria Manuel Valagão, doutorada em ciências do ambiente (1990) pela FCT/UNL (Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa); investigadora em sociologia da alimentação e ambiente no Instituto Nacional de Recursos Biológicos (1976- 2009); consultora da Divisão de Politicas de Alimentação e Nutrição da FAO/ONU, Roma (1980-1995); perita no Comité Scientifique des Appellations d’Origine, Indications Geographiques et Attestations de Specificité Alimentaire da CE, Bruxelas (1994-1997); professora-convidada no ISCTE (1996-2003); investigadora no IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – Patrimónios, Artes e Culturas) FCSH/UNL (desde 2010); autora e co-autora de artigos e livros com enfoque nas tradições mediterrânicas, alguns deles publicados e divulgados nos países do sul da Europa
Algarve Mediterrânico: Tradição, Produtos e Cozinhas
Autores: Maria Manuel Valagão (texto e coordenação), Vasco Célio (fotografia ) e Bertílio Gomes (cozinha contemporânea)
Editora: Tinta da China
Data de lançamento: Outubro, 2015
Preço: 34,90€
Páginas: 320; Capa mole
ISBN: 9789896712730

 

Check Also

Planet Ocean, Yann Arthus-Bertrand

Planeta Oceano

A obra do fotógrafo, repórter, cineasta e ecologista Yann Arthus-Bertrand (nascido em Paris em 1946) …

Deixar uma resposta