Terça-feira, Agosto 22, 2017
pt-ptende
Inicio | Portugal | Vida | Saúde e Nutrição | Saúde com ervas medicinais

Saúde com ervas medicinais

Maureen Robertson

Uma amiga tem tido dores de estômago nos últimos tempos, talvez nos últimos dois ou três meses, e sempre depois das refeições. A dor aparece aproximadamente 30 minutos depois de ela ter comido, e ela parece não ter comido nada picante ultimamente. Quais os alimentos que ela deve evitar, e quais as ervas medicinais que podem ser benéficas?


Pela descrição, poderá estar a sofrer de uma inflamação do revestimento mucoso do estômago, e quando os ácidos do estômago e outros sucos e enzimas digestivos são libertados, aquando da ingestão de alimento, o daí resultante ambiente ácido vai atacar o já sensível revestimento do estômago. Alimentos picantes, devido à sua característica energeticamente quente, também agravariam o estado de um qualquer revestimento do estômago já afetado.

Visto o stress estar na origem da maior parte das doenças (e agrava qualquer sintoma originado por uma tendência que se possa ter), a primeira questão a considerar é o que lhe terá acontecido, antes do início dos sintomas de dores de estômago – uma mudança de hábitos no estilo de vida, alguma doença grave, algum acontecimento marcante na vida pessoal, mudança de casa, etc. Se conseguir associar o início das dores com algo que tenha sido um desafio a nível psicológico/emocional/ espiritual, poderá compreender como esse se manifestou fisicamente.

herbal

Entretanto, enquanto procura descobrir a forma de aceitar e trabalhar algum acontecimento da vida pessoal, poderá ajudar a tratar-se, optando preferencialmente por alimentos que arrefecem e humidificam, como o pepino, o abacate, o iogurte, saladas, frutos (mas não morangos, ruibarbo e laranjas, que são todos quentes) e usando ervas que arrefeçam a comida, como os coentros, a salsa e a menta. Os alimentos a evitar são aqueles que provocam acidez no corpo, como os alimentos de origem animal, os alimentos processados e alimentos condimentados com malagueta e alho. Os alimentos fermentados, como os pickles, chutneys e os vinagres, também podem inicialmente agravar a inflamação. Uma infusão mista de camomila (Chamomilla recutita), menta (Mentha piperita) e rainha-dos-prados (Filipendula ulmaria) faz milagres na cura do estômago – as três ervas têm efeito em sinergia, o que faz com que tenham mais benefícios em conjunto do que individualmente. Outras ervas benéficas como infusão são as margaridas (Calendula officinalis), as folhas da consólida (Symphytum officinale), a malva branca (Althea officinalis) e a raiz de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra), mas não se tiver a tensão alta. As margaridas são particularmente indicadas para o tratamento, já que são uma das principais ervas com poder anti-inflamatório, e também uma cura para qualquer mucosa sensível ou atacada por ácidos/inflamações. É importante usar infusões e não usar tinturas, já que o álcool destas teria um efeito de aquecimento. Seria possível usar água a ferver para diluir uma tintura destas ervas (para permitir a evaporação do álcool), mas com infusões tão saborosas como as das ervas mencionadas, qual a razão para prescindir da administração dessa forma?

Mastigar sementes de funcho, coentros, algaravia, cominhos, sementes de anis, ou fazer infusões destas ervas, também ajudaria a repor a indigestão e ajuda a soltar eventuais gases, evitando cólicas, devido ao seu efeito carminativo.

Pode encontrar uma boa fonte de informação sobre todos os tipos de alimentos que podem arrefecer uma situação de inflamação em www.ayurveda.com , onde estão referenciados os alimentos, as ervas e as bebidas, que podem aliviar um pitta demasiado alto, como o de uma inflamação no estômago. Também é aconselhável incluir uma pequena quantidade de gengibre (Zingiber offinale), que pode ajudar a repor o fogo energético da digestão (agni na Ayurveda).

É importante que assuma a responsabilidade de tratar este problema que está a viver, já que deixar uma situação destas sem tratamento pode levar, no pior dos cenários, a uma úlcera no estômago (que pode culminar numa lesão no sistema digestivo).

Maureen Robertson
www.theherbalpath.net
theherbalpathinfo@gmail.com

AYURVEDA
www.ayurveda.com

Check Also

Plantas comestíveis

Refeição completa de plantas comestíveis

As plantas comestíveis, como simples folhas e verduras dos campos, contêm os nutrientes necessários ao …

Deixar uma resposta