Precisamos de coragem e temos de aprender a assumir responsabilidades.
Há alguns dias, uma amiga de escola de tempos passados veio visitar-me. Eu sou uma daquelas pessoas que vivem e trabalham longe do seu local de nascimento e que, contra todas as adversidades, construíram uma vida a cerca de 3.000 km de distância. A Veronica veio da Alemanha para Portugal com o seu marido Bert e uma autocaravana com bagageira no tejadilho para conhecer o país e passar as suas férias aqui em Portugal, sem preocupações. Portugal é um país que vive muito do turismo e as férias anuais são o ponto alto de qualquer turista.
E correu muito mal. Não, eles não subiram no funicular em Lisboa e não caíram de 285 metros neste «elevador do diabo». Também não ficaram presos num incêndio florestal em Monchique ou sofreram danos pessoais. Tiveram sorte na infelicidade, como dizemos na minha língua materna. Apenas entraram numa garagem subterrânea em Sesimbra para estacionar o carro em segurança. A altura indicada era de 2,20 m, pelo que a autocaravana com barras de tejadilho caberia facilmente neste parque de estacionamento subterrâneo.Mas não era para ser assim. O carro com barras de tejadilho tinha 2,10 m de altura e a entrada do parque de estacionamento subterrâneo tinha, na realidade, apenas dois metros. Por isso, as barras de tejadilho partiram-se. A culpa sua?


Ninguém é responsável pelos danos causados a uma pessoa em Portugal, certo? Ou, por outras palavras, cada um é responsável por si mesmo, pelos danos que lhe acontecem no extremo Sudoeste da Europa. Entrou no «Funicular da Glória» e morreu ferido num acidente. A culpa foi sua? Não é invulgar que também aconteçam acidentes trágicos em Portugal. Também não é invulgar que os trabalhos de manutenção em projetos técnicos sejam subcontratados a prestadores de serviços externos, quando é necessário poupar. Mas não era necessário poupar. Porque quem cobra 3,10 € por uma viagem de 285 metros é ganancioso. Não quero saber como estão as pontes e a sua manutenção.
Mas uma coisa é absolutamente invulgar. Que ninguém seja responsável por nada. Numa associação de vítimas, processei a EDP num tribunal para que fosse responsabilizada pelo incêndio florestal de 2018 em Monchique. Teria sido melhor processar também o presidente da câmara, a Proteção Civil e o Governo do PS do antigo primeiro-ministro António Costa. O processo não deu em nada. O tribunal nem sequer abriu o processo, alegando que não havia garantia de sucesso. No entanto, a PJ e a GNR tinham claramente identificado os responsáveis. Até hoje, sete anos após o devastador incêndio florestal, ninguém foi responsabilizado, ninguém foi punido por ter iniciado o incêndio florestal, seja de forma intencional ou não.
E, assim, todos os dias acontecem acidentes em Portugal – nos hospitais, operações falham, diagnósticos errados são feitos, cirurgiões são negligentes em operações… acidentes acontecem nos chamados elevadores em Lisboa, pelos quais ninguém é responsável. Entende onde quero chegar? Trata-se de assumir responsabilidade. Começa-se por pensar no tudo que pode acontecer quando se faz algo. Portanto, quem ainda hoje planta eucaliptos numa zona que está a secar, tem de contar com a possibilidade de não haver água para extinguir incêndios florestais. A punição? Nenhuma.
Todos sabemos que as chamadas redes sociais são uma das maiores ameaças à democracia. As redes sociais são empresas comerciais cujo objetivo é investigar e manipular as pessoas. Vendem publicidade e sabemos onde essas redes sociais nos levam. Vimos cenários horríveis como o Brexit, que não teria sido possível sem as redes sociais. E temos Donald Trump, que há alguns dias disse que, sem essas redes, não estaria onde está hoje. Sabemos que deveríamos proibir imediatamente o Facebook e o Instagram, assim como o X e o TikTok. Mas deixamo-los agir, as pessoas são insultadas e as mentiras ficam impunes. Pelo contrário: se eu disser uma mentira aqui, serei responsabilizado. Mas as redes sociais podem mentir e enganar como quiserem e permanecem sempre impunes. E nem sequer têm de pagar impostos por isso em Portugal…
Bem, então, até ao próximo acidente…
Eco123 Revista da Economia e Ecologia
