Dois concursos solicitaram o nosso apoio na divulgação das suas atividades bem-intencionadas e importantes. O primeiro concurso é organizado pela Rewilding Portugal, um movimento que promove a conservação da natureza em toda a Europa e, em particular, a preservação dos habitats da vida selvagem, sob o lema «Torne Portugal – torne a Europa um lugar mais selvagem…».

A Rewilding Portugal é uma organização dedicada à restauração ecológica e à promoção de paisagens mais selvagens e ricas em espécies. Trabalha em estreita colaboração com comunidades locais, parceiros institucionais e cientistas para tornar Portugal um lugar mais selvagem, com novas oportunidades para as pessoas e a biodiversidade coexistirem com a natureza. Concretamente, isso significa que a Rewilding trabalha no vale do rio Côa, entre Sabugal e Figueira do Castelo Rodrigo (ver mapa), na colonização e observação de abutres selvagens, assegura a sua existência com locais de alimentação, observa o lobo e muitas outras espécies selvagens – como a lontra – e trabalha com professores e turmas escolares. Além disso, a associação está agora a organizar um interessante concurso de fotografia, que será o tema de hoje.
As categorias do concurso incluem fauna, flora e fungos, paisagens naturais, jovem fotógrafo, a categoria especial 2026 – Rios Livres e o prémio especial «Fotógrafo Rewilding do Ano», que será atribuído a fotógrafos que enviem um portfólio narrativo com oito a dez fotografias dos anos 2025 e 2026, para serem premiados como os melhores dos melhores. O 6.º Concurso de Fotografia Rewilding oferece, além de um prémio em dinheiro, outros prémios interessantes, juntamente com um convite para visitar o Vale do Côa, e pode ser consultado em https://filmfreeway.com/RewildingPhotoContest ou diretamente em fernando.teixeira@rewilding-portugal.com. O prazo para envio é 10 de abril.
É necessária criatividade. A empresa de abastecimento de água Águas do Algarve, uma sociedade anónima detida pelos 16 concelhos do Algarve e pela empresa-mãe Águas de Portugal SA, lançou um concurso de teatro para jovens das escolas do Algarve. Desde a água da torneira e da canalização para o café ou o banho até à irrigação de campos de golfe e ao tratamento de águas residuais, a Águas do Algarve é a empresa de abastecimento de água entre Vila Real de Santo António, Faro e o Cabo Sudoeste. O concurso consiste na criação de um guião teatral para ser encenado. «Qual escola conseguirá levar uma peça de teatro ao palco?», pergunta Teresa Fernandes, porta-voz da empresa de abastecimento de água. Ela quer «dar voz à água». Em declarações à ECO123, sublinha: «Queremos ver as obras mais criativas, originais e inspiradoras sobre o tema da água. As histórias e os diálogos devem transmitir a importância que este bem líquido tem no uso económico e diário e na perceção das pessoas. O prazo para envio é quinta-feira, 2 de abril. Serão atribuídos três prémios no valor de quase 500 euros. Mais informações em www.desafiodaagua.pt e em https://aguasdoalgarve.pt/noticias/o-desafio-da-agua-esta-de-volta-com-novidades-para-comunidade-escolar-algarvia

Eco123 Revista da Economia e Ecologia
