Samstag, September 23, 2017
pt-ptende
Startseite | Portugal | Leben | Kochkunst | Saborear, hoje, o passado
A casa da Isabel

Saborear, hoje, o passado

A doçaria faz parte da cultura portuguesa e tem no período natalício um dos seus pontos altos. Neste Natal, a ECO123 convidou as responsáveis de duas das melhores casa de doces do Algarve a partilhar consigo receitas açucaradas com o sabor típico do Algarve.

Situada no centro de Portimão, a Casa da Isabel é um regresso ao passado dos nossos sonhos: aquele tempo em que, numa casa antiga mas acolhedora, nos espera sempre um doce magnífico, um chá que nos aquece, um produto tradicional de um Algarve que felizmente ainda existe. A suave música ambiente propicia a uma conversa entre garfadas de um dos muitos bolos, tortas ou pudins em oferta. Nesta casa de chá, quase todas as receitas são tradicionais, fruto de um profundo trabalho de investigação de Isabel Ramos, dona do espaço – algumas delas até já esquecidas em qualquer outro local. Mas também surgem deliciosas novidades, como a Trilogia Algarvia, que recomendamos.

Bolo de Amêndoa, Figo e Alfarroba

IngredientesBolo de Amendoa
250 gr miolo de amêndoa
250 gr figo
500 gr de açucar
5 ovos
7 gemas
2 colheres de chá de alfarroba
1 limão
Açúcar e Alfarroba em pó

Deitam-se os ovos e as gemas para um alguidar. Batem-se com o açúcar até ficar uma massa fofa. Pica-se o miolo de amêndoa e os figos na máquina. Adicionam-se à massa, juntamente com a casca de limão ralada. Envolve-se muito bem e deita-se tudo numa forma untada com manteiga e papel vegetal no fundo. Vai a cozer em forno médio. Depois de retirado da forma, polvilha-se com o açúcar e a alfarroba em pó.

Serve-se acompanhado com um chá de Cidreira ou Hortelã Pimenta.

Dona Isabel Ramos
Dona Isabel Ramos

Rua Direita, 61 – 8500-626 Portimão
Tel.: 282 484 315
www.acasadaisabel.com
E-mail: info@acasadaisabel.com

Horário:
Verão: 09:00h – 24:00h
Inverno: 09:00h – 21:00h
Fecha a 25 de Dezembro e 01 de Janeiro

Água na boca…

Para passar um bom momento, vamos à casa de chá que nos oferece uma grande diversidade em chás com sabor a ervas regionais. Bebemos um chá da casa feito com bela luiza, camomila, poejo e salva. Na Quinta dos Avós, em Algoz, a Dona Maria da Encarnação Gonçalves dirige uma doçaria conventual onde se pode degustar os seus deliciosos bolos e tartes de alfarroba, amêndoa e figo – tudo feito pela sua mão. Compramos doces e marmelada, mel, licores e vinhos para os nossos amigos. Desde 2007, a Dona Maria e a Quinta dos Avós são membros dos confrades gastrónomos do Algarve, que preservam a cultura e o sabor original da gastronomia do Algarve.

Bolo de Inverno ou Natal

Ingredientes
7 ovos
2 chávenas de açúcar
1 chávena de leite
1 chávena de óleo
2 chávenas de farinha
1 chávena de frutos secos (nozes, amêndoas, figos)
1 colher de chá de pó Royal
(As chávenas devem ser grandes)

Mistura-se os ovos, o açúcar, o leite, o óleo e a farinha. Bate-se tudo junto Despeja-se num tacho barrado com manteiga. Banha-se os frutos secos com farinha, para não irem ao fundo, e juntam-se ao preparado anterior, que vai ao forno a 160º durante aprox. 1 hora.
Depois de pronto faz-se a decoração a gosto, com amêndoa laminada, fios de ovos, nozes e figos. O açúcar em pó dá-lhe uma imagem natalícia.

Horário: 14.00 às 19.00
Encerra às terças
Quinta dos Avós, 8365 – 083 Algoz
Tel.: 282 576 459 | 967 446 296
E-mail: quintadosavos@hotmail.com
www.quintadosavos.pt

About the author

Uwe Heitkamp, 53 anos, jornalista e realizador, vive 25 anos em Monchique, Portugal. Adore caminhadas na montanha e natação nas ribeiras e barragens. Escreve e conte histórias sobre os humanos em relação com a ecologia e a economia. Pense que ambas devem ser entendido em conjunto. O seu actual filme “Herdeiros da Revolução” conta durante 60 minutos a história de uma longa caminhada, que atravessa Portugal. Dez protagonistas desenham um relatório da sua vida na serra e no interior do país. O filme mostra profundas impressões entre a beleza da natureza e a vida humana. Qual será o caminho para o futuro de Portugal? (Assine já o ECO123 e receberá o filme na Mediateca)

Hinterlasse eine Antwort