Abacate, a superfruta. O preço de venda por quilograma para o produtor varia entre 1,50 e 3 euros. Muito diferente do valor por quilograma de laranjas, cujo preço para o produtor varia entre 50 cêntimos e menos de um euro. É aí que o capitalista desperta no agricultor e fica claro o que ele vai cultivar nos tempos modernos.
Foi perto de Bensafrim, no concelho de Lagos, que por acaso testemunhei uma escavadora a destruir um bosque de pinheiros-mansos para que, pouco tempo depois, pudessem ser plantadas árvores jovens de abacate em mais de 150 hectares de monocultura. APA (Agência Portuguesa do Ambiente) é a autoridade a quem se deve recorrer quando se pretende cultivar uma fruta que requer muita água numa área de cem hectares ou mais. É necessário perfurar e utilizar água subterrânea para irrigação. E a APA disse NÃO. Mas isso não interessou minimamente aos proprietários do terreno. A autoridade deparou-se com um facto consumado.
Os lenhadores, com as suas motosserras, cortaram os pinheiros-mansos com 150 anos em pedaços de dois metros, num barulho ensurdecedor, para que mais tarde pudessem ser transportados em camiões para a serração, onde seriam transformados em madeira para cofragem, para a betonagem de arranha-céus. Ainda contei os anéis de um árvore para saber a sua idade, antes de ser afugentado. A escavadora arrancou as raízes das árvores do solo. Isso foi em abril de 2013. Era uma questão de dinheiro. E quando se trata de dinheiro, a maioria das pessoas não tem piedade. Então, a floresta tem de desaparecer. E com as árvores ganha-se dinheiro. Quando se tem essa oportunidade…
Dias antes, estava eu a caminho de Monchique e vi lenhadores brasileiros a derrubar uma floresta de eucaliptos perto do convento, para que a Navigator Company pudesse fazer papel com os troncos. O camião aguardava com o motor ligado pela sua carga, que um guindaste içava para a plataforma de carga: 30 toneladas de madeira no valor de cerca de 1200 euros. Desse valor, o proprietário da floresta ainda tinha de pagar o transporte e os lenhadores. Na verdade, não sobrou muito depois de oito anos em que o eucalipto retirou a água do solo e cresceu a uma velocidade tal que quase se podia ver o tronco a brotar do solo. Hoje em dia, ainda se ganha 23 euros por tonelada. Quem investe em monoculturas deve ter faltado às aulas de matemática na escola. Só quem não sabe fazer contas investe em eucalipto. Pois quem sabe fazer contas, trabalha de forma sustentável com a natureza, e não contra ela. A água no solo é o recurso mais importante para a silvicultura e a agricultura. E o tempo também conta. O tempo é duradouro e não pode ser descrito com um ano. O solo, a terra, também quer ser cultivada na próxima geração. Mas, o que farão os nossos filhos e netos sem água no solo?
Anos antes, deve ter sido na primavera de 2008, observei uma equipa de plantadoras profissionais de árvores no concelho de Castro Marim, a poucos quilómetros da aldeia de Furnazinhas, onde mulheres plantavam alfarrobeiras na terra seca, uma muda de 15 centímetros a cada cinco metros. Quando voltei a passar pela encosta junto ao rio Foupana, um ano depois, as mudas de 15 centímetros tinham crescido 20 centímetros e, só doze anos depois, em 2021, a muda tinha-se tornado numa pequena árvore com dois metros e meio de altura e os primeiros frutos nos ramos. Como a Terra girava lentamente…

Nas minhas caminhadas pela rota medieval chamada Via Algarviana (GR 13) – a antiga rota de peregrinação para o cabo sudoeste da Europa, que hoje tem entre 300 e 330 km de comprimento e, no século IV, era quase 1.000 km mais longa, pois vinha de Valência (em Espanha), entrava em Portugal por Mértola (Alentejo), virava para sul e parava em Alcoutim, atravessando depois o reino do Algarve até ao fim do mundo -, tive todo o tempo do mundo e aproveitei – o para estudar as diferentes espécies de árvores locais, o seu crescimento, as suas características, sementes e frutos. E fui desenvolvendo, cada vez mais, um profundo respeito pela natureza e pelas suas leis nas quatro estações do ano.
Todos os anos, na primavera, gostava de viajar de autocarro os 16 km que separam as Caldas de Monchique de Portimão, de onde seguia 150 km de comboio até Vila Real de Santo António, passando por Faro, e depois novamente de autocarro, 40 km ao longo do rio Guadiana até Alcoutim, onde começava a minha caminhada de 15 dias pela Via Algarviana. Muitas vezes, os meus grupos de caminhada encontravam-se no albergue do Guadiana. A certa altura, comprei um velho mapa militar, emoldurei as diferentes partes e pendurei-as no corredor da casa onde vivia, para ter uma visão geral. Com o tempo, alterei um pouco o percurso, evitando estradas alcatroadas e
passando por pequenas florestas remanescentes com mais de 1.000 anos. Ainda havia alguns sobreiros muito antigos, com dois mil anos, como em Corte Grande, perto de Monchique, que foram plantados na época dos romanos e que, ao longo dos séculos, devem ter testemunhado as diferentes gerações de pessoas, os mouros, que conquistaram o sul no século VIII e deixaram uma agricultura para as gerações seguintes de cristãos, que ainda hoje vejo repetidamente em Salir, quando passo por lá a pé. Pois só com a técnica de irrigação da nora é que a agricultura tradicional se tornou possível e o interior do Algarve começou a desenvolver-se e a prosperar.
Então, um dia, conheci o pastor Idálio Martins Ramos, que ainda muito jovem migrou com as suas primeiras cabras de Portela da Nave para Benafim, e voltou. Sempre que o encontrava, ele contava-me as suas ideias sobre uma leitaria e os produtos, o queijo fresco, que fabricava. Hoje, tem cinco funcionários. Legalizou o seu negócio através de um programa de apoio da UE e eu sou um dos seus clientes regulares, um entre muitos. Com o meu carro elétrico,
todas as terças-feiras faço os 66 quilómetros de Monchique até Salir e compro leite de cabra fresco uma vez por semana com o meu balde de leite de cinco litros. Porquê? Porque o leite das suas cabras é único e assim não deixo lixo, pois já não deito fora embalagens. E ainda compro um queijo de cabra. Delicioso! Todos queremos viver de forma neutra em termos climáticos, não é verdade? Comecemos pelo lixo. Evitemos produzi-lo. Sabe quanto lixo produz, em média, um habitante de Portugal por ano (2024)? De acordo com as estatísticas mais recentes, são exatamente 519 kg. As montanhas de lixo estão a ficar cada vez maiores.
Febre
Todos os anos, na primavera, calçava as botas de caminhada, preparava a minha mochila e desaparecia por 15 dias. As minhas caminhadas com grupos começaram em maio, depois já em abril e, a partir de 2020, em março. Porquê? Porque, ano após ano, ficava cada vez mais quente. Enquanto no início do novo milénio ainda era bastante agradável caminhar em maio, em 2012 já estava tão quente em maio que o sol quase me causou uma insolação. Então, em 2013, parti já em abril e, em 2018, parti ainda mais cedo, em março. Os verões ficaram mais longos, os invernos cada vez mais curtos. Ficou mais quente no sul da Europa e eu ansiava por nuvens no céu e, às vezes, também por chuva. Porque as ribeiras que eu atravessava, da Foupana ou de Odeleite, ficavam cada vez mais estreitas e, em determinado momento, a Foupana ficou sem água e secou parcialmente. No entanto, o banho na ribeira, que era absolutamente limpa, era obrigatório. Tirei a roupa e fui nadar nu, antes de subir a encosta na outra margem, já vestido, e avistar ao longe a localidade de Furnazinhas. Não se via vivalma aqui em baixo, junto ao rio. Estava sozinho com os animais, os javalis, as raposas e os mangustos, com os peixes, quando o rio ainda tinha água.
Dona Olivia, que já tinha mais de 80 anos na altura, às vezes esperava por nós na Casa do Lavrador, uma pousada muito bonita, com o jantar pronto. No dia seguinte, continuei a caminhada até Vaqueiros, depois subi até Cachopo e Feiteira e, de lá, segui para Barranco do Velho. Na Serra de Caldeirão, encontrei pastores e os seus animais, bem como agricultores que ainda cultivavam a terra com enxadas: vinho, batatas e, sobretudo, muitos legumes: feijões e cebolas, couves e grão-de-bico. O caminho pelo interior foi como uma cura para mim e para os meus grupos de caminhantes. Sentia a vida pulsar nas minhas veias quando chegava ao meu alojamento à noite, depois de 25 quilómetros ou mais, e era recebido calorosamente. A vida na natureza prometia-me saúde verdadeira…
Na medida em que a natureza estava intacta. A partir de Silves, senti sempre uma sensação de desolação. No solo cinzento cresciam eucaliptos industriais plantados. Como se pretendia explorar a Via Algarviana para fins turísticos, nenhum guia fazia referência a esta árvore industrial. Os outros caminhantes percorriam os trilhos cinzentos como se fossem açúcar em pó preto. Aqui tinha havido novamente incêndios, assim como em Monchique, Marmelete e no caminho para Lagos e Bensafrim. Por isso, procurei caminhos alternativos, para sair das florestas industriais e ligações para Aljezur e Arrifana, Bordeira e Carrapateira, Vila do Bispo – contornando os caminhos queimados. Assim, interessei-me por amantes da floresta e, em 2018, conheci a Aliança pela Floresta Autóctone, uma associação com membros em todo o Portugal e sede no Porto. Apanhei o comboio e parti para Norte para preparar uma entrevista. Foi assim que conheci um leitor de longa data da ECO123, o José Carlos Marques. José era alguns anos mais velho do que eu e muito enérgico. Ele também fazia caminhadas, mas no norte do país.
No Algarve, desci a montanha e segui em direção a Salir, uma aldeia situada abaixo de Barranco Velho, que por sua vez ficava junto à Estrada Nacional 2. Pouco antes de Salir, o trilho terminava numa antiga estrada encostada a duas paredes naturais de pedra seca e, à direita e à esquerda, havia oliveiras centenárias, alfarrobeiras, amendoeiras e alguns sobreiros antigos. Peguei na minha máquina fotográfica, parei e procurei a posição certa para fotografar estas criaturas antigas. Todas elas pareciam ter vindo de uma época em que os mouros praticavam a agricultura aqui. Era o auge do domínio mourisco sobre o Algarve.
Essas árvores deviam ter mais de mil anos, tão retorcidas estavam diante de mim, crescidas ao longo de muitos séculos, podadas e enxertadas, de modo que numa oliveira pendiam azeitonas verdes e pretas. Já era tarde nesse ano e eu tinha partido para a minha caminhada pela primeira vez no outono… Em outubro, enchi os bolsos com bolotas, bolotas de carvalhos, não de sobreiros, pois estava à procura do carvalho de Monchique, o chamado quercus canariensis, em latim. Como ainda havia quatro árvores em Monchique após todos os incêndios florestais (sabia-o por as ter encontrado eu mesmo), era bem possível que houvesse mais algumas árvores no concelho de Loulé e também em Silves, e a diversidade começa, como se sabe, nas sementes… Lentamente, comecei a interessar-me por botânica. Estas árvores em Salir cativaram-me, eram lindas em toda a sua diversidade. Havia também algumas figueiras, algumas amoreiras e nogueiras que tinham sido plantadas há séculos perto de ribeiros e fontes mouriscas. O trilho pedestre da Via Algarviana passava por uma galeria botânica que deixava qualquer amante da natureza eufórico. E o outono era precisamente a época em que se colhiam as nozes. Fiquei por lá durante muito tempo e só cheguei ao meu alojamento à noite. Naquele dia, não precisei de jantar…
Continua na próxima semana.
Eco123 Revista da Economia e Ecologia
