À
medida que as nossas florestas mundiais desaparecem, devido a incêndios florestais, uso industrial e desmatamento, o uso da tecnologia da informação aumenta proporcionalmente. Isso começa desde muito cedo, principalmente na escola e nos tempos livres, e parece irreversível. O smartphone, o portátil, o computador como meios para atingir um fim? Há algo de errado na narrativa do ser humano na vida moderna. Estamos a afastar-nos cada vez mais da natureza. Estamos a alienar-nos. Mas, então, para onde estamos a caminhar?
Com a mesma velocidade com que nos voltamos para a inteligência artificial e tornamos a humanidade supérflua, multiplicamo-nos exponencialmente e temos uma população mundial que se aproxima dos dez mil milhões de pessoas. Isso é contraditório, não? Porque, se tornarmos a inteligência artificial da tecnologia da informação a nossa «ferramenta», não precisamos de nove em cada dez pessoas. Então, devemos livrar-nos delas?
Crianças, jovens e adultos que utilizam os dez dedos para digitar no teclado de um computador não são capazes de realizar uma atividade normal, continuando com o exemplo da floresta: não são capazes de plantar uma árvore porque lhes falta o conhecimento, a experiência e até mesmo a imaginação para isso. E mesmo que a inteligência artificial nos prometa construir um robô que plante árvores por nós, humanos, pergunto-me para quê e porquê, qual é o sentido disso? A inteligência artificial pode sentir algo como felicidade? A felicidade que sinto quando cultivo a árvore e observo, durante os primeiros anos, como ela está bem e quanta sombra me proporciona?
Se nos afastamos cada vez mais da natureza e não soubermos qual é o objetivo das nossas aspirações, para onde queremos e vamos com a inteligência artificial, talvez seja melhor pararmos por um momento, respirarmos fundo e refletirmos sobre onde esse caminho nos pode levar. E que caminhos alternativos ainda temos para nos afastarmos da inteligência artificial. Proponho fazer uma pausa e esclarecer quem queremos ser e para onde nos dirigimos.
Aproveitei essa pausa e mergulhei com um termómetro na sombra do meu maior pinheiro-manso. A temperatura era de 28 graus Celsius. Depois, saí da sombra do pinheiro-manso para o sol forte e o termómetro subiu para 39 graus Celsius. Para completar, vou revelar a data. Foi no domingo, 17 de agosto, às 16 horas. 39 graus Celsius sem sombra de árvore significa febre. E, então, eu pergunto: o que é mais importante, um smartphone ou uma árvore?
A ECO123 não tem água suficiente no seu jardim botânico florestal durante o verão, mas, no inverno, temos mais do que suficiente. O que poderíamos fazer para resolver o problema? Um jardineiro com quem converso pergunta-me como rego as árvores e eu explico-lhe o meu método de trabalho. Rego árvore a árvore, manualmente, com uma mangueira. No verão, utilizo a água da cidade – no inverno, a água das nossas próprias fontes. Isso custa-nos vários milhares de euros a cada verão. Estou a falar de água na ordem dos 150 000 litros, que tem faltado desde os grandes incêndios florestais. Porque as fontes e minas fornecem há 20 anos – nos tempos do início das alterações climáticas – muito menos água do que antes.
Usar menos água é a sua boa tese. Utilizar um sistema de irrigação que introduz a irrigação por gotejamento. Então, comprar mangueiras de plástico e ligá-las entre si? Não queríamos banir todo o plástico das nossas vidas? O plástico não é produzido a partir de petróleo bruto, gás e carvão? E se uma mangueira se partir, ficamos com resíduos perigosos. Para onde os levamos? Reciclagem? Não há reciclagem para estas mangueiras de plástico. Ou há?
Decidi desviar cuidadosamente parte da água no inverno, recolhê-la e armazená-la numa grande cisterna para o verão, para que possamos regar as nossas árvores com a água do inverno no verão. Árvores jovens, como tílias, faias, carvalhos e muitas outras espécies nativas pouco exigentes precisam de muito pouca água, assim como as alfarrobeiras, figueiras, nogueiras, romãzeiras e oliveiras — culturas arbóreas que sobrevivem a 150 dias de seca sem chuva…
Ao contrário das espécies de árvores frutíferas tropicais, como a manga, a abacateira e a bananeira, etc., as espécies de árvores pouco exigentes mencionadas no início quase não precisam de ser regadas quando atingem a idade de uma árvore adulta. Problema resolvido? É importante ter plantado uma árvore na vida e tê-la cultivado. Para isso, não consigo usar um smartphone nem um computador, porque essa experiência não faz parte da vida virtual. Só assim sei como me proteger na floresta, da febre, da seca, da chuva e da estupidez artificial.
Recentemente, uma colega escreveu no jornal sobre alguém que tentou escalar um pico muito alto nas montanhas com ténis. A pessoa em causa tinha um aplicativo no seu smartphone que descrevia o caminho de subida e descida, além da previsão do tempo. O alpinista teve de ser resgatado por um helicóptero do serviço de salvamento de montanha porque usava roupa e calçado inadequados e se tinha desviado do caminho certo.
Eco123 Revista da Economia e Ecologia
