Na comunidade M, em P, aconteceu uma história que não poderia ser mais engraçada, pelo facto das circunstâncias serem, de alguma forma, novas e ser preciso primeiro acostumar-se com elas. Era como se estivéssemos a seguir uma nova moda. O presidente da câmara, Paulo A., acordou uma manhã antes das eleições municipais e uma nova ideia estava a ganhar força na comunidade. Na verdade, ele não tinha um programa eleitoral e, enquanto pensava e procurava freneticamente, uma certa manhã a ideia surgiu espontaneamente. No seu município, assim lhe apareceu em sonho, a partir daquele dia não haveria mais lixo. As pessoas estavam cansadas de transportar plástico e metal, papel e material de embalagem de suas casas até aos contentores chamados eufemisticamente ECO-Ponto, que ficavam em cada bairro, para lá os depositar. O aterro sanitário na vizinha Portimão (Porto de Lagos) tinha sido fechado recentemente porque estava cheio e transbordando.
Onde enterrar todo esse plástico agora? Então, em M, tiveram uma ideia inovadora, que uma pequena loja de produtos orgânicos vinha praticando recentemente e que era bem recebida pelos clientes: não produzir mais lixo. Não produzir mais lixo? Um supermercado concordou com a ideia e passou a vender apenas alimentos que não eram embalados e não viajavam muitos quilómetros, com longa validade, mas produzidos em M, e frescos, todos os dias frescos e sem embalagem. Economia local. E também não havia mais alimentos congelados. Ora essa.
Em M, muitas vezes havia mais cabras do que pessoas. O seu leite era vendido a granel num recipiente de aço constantemente refrigerado, que ficava num pedestal como um frigorífico, logo atrás da eclusa na entrada, onde as pessoas enchiam os seus próprios recipientes, como outras faziam à noite no bar com cerveja, enchendo, por exemplo, uma garrafa ou jarro que traziam de casa. O leite era levado pelos agricultores da região para a cooperativa e homogeneizado numa pequena leitaria. Havia cinco criadores de cabras e um criador de vacas em M, e muitos apicultores.
O mel e a compota eram vendidos a granel, sem embalagem, em grandes recipientes, e os clientes traziam recipientes onde enchiam o mel e a compota, fechavam com uma tampa e selavam com segurança. Os recipientes eram chamados de Tupperware — um produto americano inovador — e, nos recipientes de vidro resistentes a impactos, também era possível colocar ketchup, mostarda, maionese e outros alimentos líquidos. O plástico tinha sido proibido pelo governo. A empresa sueca Tetru Pack entrou em falência. Iogurte e kefir, queijo e enchidos eram novamente pesados, pessoalmente, colocados em recipientes trazidos pelos clientes e vendidos. O mesmo acontecia com bebidas como sumo de maçã e laranja. Recentemente, havia nas lojas uma máquina de sumos. Recentemente, as lojas passaram a ter um espremedor de sumos, onde os clientes podiam fazer sumos frescos, o que também era muito mais saudável: manga, cereja e kombucha.

Aliás, começou uma nova era, na qual as embalagens voltaram a ter valor. A Coca-Cola só estava disponível em garrafas de vidro recicláveis, o mesmo aconteceu com a água mineral e as bebidas alcoólicas. As embalagens descartáveis foram proibidas pelo governo. As pessoas compravam a garrafa cheia e pagavam um depósito, que era devolvido quando devolviam a garrafa vazia. Nada mais era deitado fora. Esse era o sentido mais profundo de tudo, pois o lixo havia sido abolido. E o nosso mundo em M ficou limpo de repente e o mercado local começou a encher-se novamente. Também não havia mais sacos de plástico nas caixas dos supermercados, mas apenas sacolas reutilizáveis de tecido, que podiam ser usadas várias vezes. A reutilização ganhou um sentido mais profundo. Quem não tinha mais lixo, também não pagava mais taxas de lixo na conta mensal de água, mas recebia do município um bónus ambiental na declaração de impostos. E, de repente, cada cidadã/cidadão queria ser «Amiga(o) do Ambiente». E, se não morreram, continuam vivos hoje e, acima de tudo, também amanhã…
Eco123 Revista da Economia e Ecologia
